25 de junho de 2005

REVIEW
Saw

Ano: 2002
Realizador: James Wang
Actores: Cary Elwes, Danny Glover

Pode parecer impressão minha, mas acho que este filme passou absolutamente despercebido no cinema. Porquê?

1) É de um realizador desconhecido. O australiano James Wan "nada" fez para além deste filme.
2) Tem actores desconhecidos. Cary Elwes e Danny Glover são fronhas razoavelmente conhecidas, mas não são propriamente cabeças de cartaz.
3) Tem um poster dúbio. Para o cinéfilo atento, será enigmático. O espectador casual irá rumo ao último Star Wars, ou coisa que o valha...

Não obstante, este filme merece todo o mérito do mundo e tem que ser trazido para a luz, livrando-se do cheiro a mofo que, perigosamente, se agarra a ele. O que seria um crime. Porque um argumento destes é digno dos melhores thrillers. Sim, porque este Saw consegue, em muitos momentos, superar Seven enquanto filme, pelo ambiente, desenvolvimento da narrativa e construção do clímax final.

O filme começa com duas pessoas a acordarem num compartimento largo, mal-cheiroso, velho e apercebem-se que estão acorrentadas, em cantos opostos. No meio, jaz no chão um gajo com os miolos feitos em papa, um gravador numa mão e uma pistola na outra. Sabe-se depois que isto é um jogo diabólico de um assassino, alcunhado de "Jigsaw", pela forma retorcida como acaba com as suas vítimas.

À semelhança do Seven, o avançar do filme traz-nos um detective (Danny Glover) que se aproxima cada vez mais da verdade e do assassino, contribuindo para aumentar o suspense até que chega o final e.... POW! Mais um murro no estômago! E dos grandes! Daqueles murros de nos fazer sair o intestino grosso pelas costas. Um twist final assombroso, divinal, lógico e, ao mesmo tempo, absolutamente inesperado. (pelo menos para mim... eu sei, isso é que é a definição de twist, mas este... é REALMENTE bom!)

Enfim, um pequeno orgasmo cinéfilo.

O melhor: O argumento e o twist final.

O pior: Algumas partes pelo meio, para encher chouriços.

Classificação: 7.5/10

1 comentário:

Sandra disse...

Concordo ctg...o Saw é um filem fenomenal...n só pelo suspense até á ultima como o fantástico fim...k é o ponto alto do filme...
absolutamente FANTÁSTICO