14 de outubro de 2005

REVIEW
Mallrats

Image hosted by Photobucket.comAno: 1995
Realizador: Kevin Smith
Actores: Jason Lee, Shannon Doherty, Claire Forlani, Ben Affleck


Como fazer um filme de hora e meia sempre dentro de um vulgar centro comercial e não o tornar numa monumental estopada para os espectadores? Kevin Smith conseguiu-o, com esta pérola subvalorizada. E conseguiu-o porque escreveu um belo argumento e reuniu excelentes actores para executarem, na perfeição, o difícil papel de idiotas chapados, que não fazem um corno na vida. A tagline do filme diz tudo:

"They're not there to shop. - They're not there to work. - They're just there."

E eles estão mesmo lá. Sem fazer puto. O personagem de Jason Lee é divinal, delicioso e "rouba" o filme com toda a sua "geekiness". Um verdadeiro merdas sem objectivos na vida, que passa o dia a jogar Megadrive, colecciona comics e vai ao shopping só por ir. No início do filme, a namorada deixa-o (dah). O mesmo acontece ao amigo. Ambos vão ao shopping para mitigar a tristeza e passam lá o resto do filme a "assombrar" as respectivas e a fazer de tudo para as reconquistar, tendo Brodie (Jason Lee) e o amigo que passar por cima, respectivamente, do novo namorado, um Ben Affleck comicamente durão, e de um pai de namorada surrealmente duro (Michael Rooker), que apenas será vencido por uma diarreia providencial.

Para tal, contarão com a ajuda dos "velhos conhecidos" Jay e Silent Bob para engendrarem os mais complexos e rebuscados planos. Stan Lee, o mítico criado de BD's da Marvel, faz uma perninha pelo meio, num cameo interessante.

Kevin Smith mostra aqui todo o potencial que tem, quer como realizador, quer como argumentista, num filme que tinha tudo para fracassar, pela temática... mas que não o faz!

A ver, por todos os que gostam de filmes diferentes e originais!

O melhor: Jason Lee!

O pior: Shannon Doherty, a "bitch" adolescente de todos nós do Beverly Hills 90210... continua uma "bitch"!

Classificação: 7.5/10

Sem comentários: