5 de outubro de 2008

REVIEW
Iron Man

Ano: 2008
Realizador: Jon Favreau
Actores: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow

Robert Downey Jr. consuma aqui o seu estatuto de fénix renascida, na encarnação do herói de ferro da banda desenhada, que "começa" como Tony Stark, um rude e pouco escrupuloso fabricante de armas que, após um "pequeno" incidente, começa a ver o mundo de outra forma e a combater todos aqueles a quem, outrora, vendeu armas de destruição maciça (não, não falo do Saddam nem do Bin Laden... embora as referências aos terroristas "maus" estejam lá).

Não obstante a "bicadela" algo desnecessária acima referida, a modernização e contextualização de um filme de super-heróis à situação geopolítica actual é de louvar e empresta ao enredo uma credibilidade que não se vê em outros filmes do género, tornando-o mais adulto e apreciável por outras faixas etárias que, na casa dos 30, se calhar cresceram a ler as bandas desenhadas deste e de outros heróis.

E também está lá Robert Downey Jr., aquele que é, se calhar, o actor mais subvalorizado da sua geração, muito por sua própria culpa e do inferno das drogas em que se meteu. O homem é um actor do caraças e não me lembro de muitos com a naturalidade e graciosidade que ele dá a cada cena. Sem ele, este Iron Man não valeria, decerto, dois pêlos da abundante floresta do meu cu, pois é o íman que captura a atenção do espectador sempre que entra em cena.

O realizador Jon Favreau merece também uma palavrinha de apreço aqui do "je", pois nunca cai na tentação de ser paternalista ou condescendente com o espectador, burrificando o filme de forma desnecessária. Sabe o que está a fazer, deve ter lido muitos comics do Iron Man e quis prestar a melhor homenagem possível ao personagem.

No entanto.... eu vi isto depois do Dark Knight, ou seja, por comparação, é inevitavelmente pálido e tristonho (enquanto filme de super-heróis) e, por muito boas intenções que tenha ao longo de todo o filme, não chega aos joelhos do espectacular filme do homem morcego.

O melhor: É um filme de heróis adulto.
O pior: Ter sido visto depois do Dark Knight...
Classificação: 7

Sem comentários: