28 de dezembro de 2008

NEWS
Pitos de Ouro 2008

Sob tão pomposo e chamativo título (Movie Pit... Pitos de Ouro... got it? :), passarei a designar, daqui em diante (e presumindo que o blog ainda cá estará por 2009) os 3 melhores filmes do ano a passarem por este estaminé de degredo:

Assim sendo, e sem mais delongas, aqui ficam os meus Pitos de Ouro:

1º lugar

IN BRUGES

Esta magnífica obra leva a palma, acima de tudo porque me apanhou completamente com as calças em baixo e nunca esperei deparar-me com uma surpresa deste gabarito, nomeadamente graças à sublime performance de Colin Farrell, no papel de um inenarrável assassino que detesta fazer turismo... Sublime e imperdível.

2º lugar

THE DARK KNIGHT

Nada a dizer. Era o filme mais esperado do ano e cumpriu perfeitamente todas as enormes expectativas que depositavam nele. Todo o filme é um compêndio de virtudes, ultrapassando em muito o selo de filme de super-heróis e tendo, no seu elenco (nomeadamente no falecido Heath Ledger), a sua maior força motriz, propulsora de uma aventura sem precedentes e elevando a fasquia a níveis quase impossíveis para a 3ª parte que irá fechar a saga.

3º lugar

EASTERN PROMISES

Seria de todo injusto deixar de fora do pódio a esmagadora obra de Cronenberg sobre uma médica que se vê metida em palpos de aranha quando, inadvertidamente, se vê a braços com um escândalo de prostituição envolvendo a máfia russa em Londres. Acima da realização soberba de Cronenberg está a performance magistral de Viggo Mortensen que tornou este num dos mais admiráveis filmes do ano.

Sem comentários: