3 de abril de 2009

REVIEW
The Reader

Ano: 2008
Realizador: Stephen Daldry
Actores: Kate Winslet, Ralph Fiennes

Depois de dar um Óscar a Nicole Kidman no filme The Hours, o realizador Stephen Daldry dá outro a Kate Winslet... enquanto que o jovem protagonista do filme (que, mais tarde, é encarnado por Ralph Fiennes) dá "várias" nela pois, basicamente, a primeira hora de filme é um vazio e repetitivo festival de pinocada pedófila, onde uma aparentemente despistada Winslet dá insistentemente o seu voluptuoso corpo ao manifesto perante a atracção que nutre por um menor fascinado.

Após os primeiros 50 minutos, ela desaparece subitamente e ele fica, inerte, com a pila na mão e cheio de interrogações pré-puberes, apenas para a ver aparecer novamente uns anos mais tarde, sendo ele já estudante de advocacia, e num julgamento onde ela revela um terrível e macabro segredo do seu passado.

O argumento é um bocado estranho, o filme arrasta-se penosamente (principalmente, durante a primeira hora - não obstante seja sempre agradável à vista ver os seios entumescidos da exuberante Winslet) e os personagens estão sempre um bocado apagados e claramente ofuscados pela supracitada actriz, sendo que o filme é todo dela.

Mas, mesmo assim, não percebo o porquê de todo o frenesim... e, sinceramente, tendo em conta o filme, o facto de se chamar The Reader ou The Fornicator seria igual ao litro para o propósito final, que é.... nenhum!

O melhor: Kate Winslet, soberba.
O pior: Os primeiros 50 minutos, em fuck-loop...
Classificação: 5

Sem comentários: