30 de maio de 2009

REVIEW
The Day The Earth Stood Still

Ano: 2008
Realizador: Scott Derrickson
Actores: Keanu Reeves, Jennifer Connelly

Keanu Reeves vem aí outra vez. E agora é um extraterrestre. E vem-nos avisar que o mundo está para acabar, e que não há nada que possamos fazer acerca disso. E fa-lo num filme marreco que não aquece nem arrefece, onde a máxima emoção é vermos que as gigantescas "eco-esferas" que invadem o planeta são reminiscências de influências do Independence Day.

O pior deste remake é mesmo o facto de se levar muito a sério, em todas as suas vertentes, quer no seu exagerado americanismo bacoco, quer nos anacronismos originários do primeiro filme, mas que permanecem teimosamente neste remake. Ou seja, toda aquela coisa devia ter sido remodelada e reformulada para os nossos dias. Fazer apenas um "face-lift" á temática moral de fundo não chega e é um esforço tão inglório como idiota para tentar convencer alguém que este filme pode trazer algo de novo.

E assistir, pela enésima vez, a Keanu Reeves a exibir a expressividade de um calhau sisudo é demasiado penoso, até para alguém tão marcadamente masoquista e que tem, como principal hobby, afogar as mágoas da vida em bombas como esta para denunciar a si próprio e ao meio mundo que lê esta amostra de blog que afinal ainda existem filmes a evitar por aí...

Mas note-se, o filme não é mau-mau. Simplesmente não foi posto nele qualquer esforço para que fosse um bocadinho melhor. O resultado é que, meia hora depois de ejectarmos o DVD e termos ido comer uma sandes de courato, já nem nos lembramos de metade do filme...

O melhor: Alguns efeitos especiais.
O pior: O americanismo. Jennifer Connelly às aranhas. Keanu Reeves, no seu enésimo registo esfíngico. O final.... e o facto de ser um péssimo remake!
Classificação: 4

Sem comentários: