5 de outubro de 2009

REVIEW
Gran Torino

Ano: 2008
Realizador: Clint Eastwood
Actores: Clint Eastwood

Aquele que poderá ser o último filme de Clint Eastwood enquanto actor é uma absoluta obra prima. É um filmalhaço com todas as letras, que dá absoluta primazia à simplicidade da história e à construção e densidade das personagens diante de qualquer outra coisa. Não há um único efeito especial ou qualquer outra paneleirice destinada a embelezar o filme. É tudo simples, desprovido de artificialismos, essencial, sólido, interessante e bem construído.

O sr. Kowalski é um veterano da guerra do Vietnam que goza a sua reforma num "pacato" bairro, rodeado de pessoas que não tem nenhum interesse em conhecer ou socializar. É um eremita por natureza, um anti-herói antipático que cai logo nas boas graças do espectador. Possui também um carro raro, um Gran Torino de 1972, que estima com dedicação... até ao dia em que um puto, seu vizinho, num ritual de iniciação de um gang, o decide roubar. A partir daí, ele forma uma amizade com o puto (embora inicialmente contrariado), de modo a protegê-lo do "bullying" crescente do seu gang.

Como já disse, este filme é admirável por todos os lados e torna-se fascinante ver Clint Eastwood como actor e, ainda mais, como realizador... Parece que não é capaz de fazer um mau filme e apesar dos seus quase 80 anos, é um homem do car*lho atrás das câmaras, um verdadeiro ícone da realização que não cessa de me surpreender... e eu que não o podia ver à frente enquanto actor de "spaghetti westerns"...

O melhor: A história, os personagens e os diálogos, de uma simplicidade e eficácia atroz.
O pior: Nada.
Classificação: 9

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

É um grande filme de Clint Eastwood, tanto na interpretação como no desempenho. Um excelente e honesto argumento. O actor que faz de vizinho miúdo é péssimo... Mas pronto, um dos melhores filmes do ano!

Jackson disse...

Uma grande direcção e interpretação de Eastwood! Um filme de excelência do nosso veterano.

Abraço!

(Parabéns pelo blog, já está adicionado aos favoritos do meu!)