5 de outubro de 2009

REVIEW
Valkyrie

Ano: 2008
Realizador: Bryan Singer
Actores: Tom Cruise, Tom Wilkinson

Adolf Hitler era uma pessoa adorada por todos. Talvez por isso foi alvo de dezenas de tentativas de assassinato, algumas delas perpetradas por altos oficiais do Terceiro Reich.
Este filme conta uma delas, aquela que mais próximo ficou do sucesso, intitulada de "Operação Valquíria", onde um punhado de coroneis e generais renegados desenvolveram um plano para matar Hitler dentro da sua "Toca do Lobo", um bunker isolado no meio de uma floresta, liderados pelo coronel Von Stauffenberg (Tom Cruise, numa boa interpretação, de pala no olho).

Embora Bryan Singer seja um adepto dos bons efeitos especiais (ver a saga X-Men), aqui contém o seu coitus cinefilus para dar primazia à história e ao desenvolvimento dos personagens, o que é realmente o que importa aqui, principalmente quando se está a contar uma história da qual já se sabe o final. Mesmo assim, não se coíbe de gastar uns dólares extra numas sessões de tiros (para explicar a pala no olho do protagonista) mas, em termos gerais, o triunfo do filme é o do realizador, ao mostrar que consegue dirigir um filme sólido, interessante e bem construído que não cede aos histrionismos dos efeitos especiais de outras super-produções.

O melhor: Tom Cruise sem um olho.
O pior: Já se sabe à partida como o filme vai acabar.
Classificação: 7

Sem comentários: