14 de março de 2010

REVIEW
The Cove

Ano: 2009
Realizador: Louie Psihoyos
Actores: Ric O'Barry

Ric O'Barry é um treinador de golfinhos reputado que, juntamente com um grupo de activistas, viaja até à baía de Taijii para documentar a brutal matança de golfinhos que, todos os anos, toma lugar, perante o olhar de vários turistas locais, mas vedado a ocidentais.

Perante anteriores actos de "activismo animal" no que concerne à libertação de golfinhos aprisionados, Ric é persona non grata na região, pelo que tem que andar "camuflado" e, juntamente com um grupo de amigos e usando tecnologia de ponta (emprestada pela Industrial Light & Magic), embarca numa espectacular missão de espionagem para instalar o material e filmar a referida matança.

O mérito de todo o documentário que se preze jaz na capacidade de abrir consciências para o problema focado, mesmo que seja a martelo, e este fá-lo de uma forma pujante e implacável, expondo, de uma forma crua e irrefutável, toda a barbárie irracional e desumana (para ser suave) de uma matança sem qualquer palavra ou objectivo válido que a caracterize. Tem, quanto a mim, o defeito de ser ligeiramente parcial, pois só trata o "ponto de vista ocidental", ou seja, matar golfinhos é mau (e é, principalmente da forma como é feito no Japão). No entanto, se se disser a um hindu que nós comemos vacas, a reacção de horror poderá ser a mesma.

Acrescentado a isto, temos toda uma componente de thriller de espionagem que é assombrosamente real e palpável, e que põe muito bom filme de Hollywood na valeta!
É um dos documentários do ano, sem dúvida, e deve ser visto por toda a gente, sendo preciso algum estômago para cenas emocional e visualmente mais fortes.

O melhor: O documentário-espionagem.
O pior: É parcial e falsamente evangelizador.
Classificação: 9

Sem comentários: