14 de março de 2010

REVIEW
Invictus

Ano: 2009
Realizador: Clint Eastwood
Actores: Morgan Freeman, Matt Damon

Quando Clint Eastwood estreia um novo filme enquanto realizador, todos nós, amantes do bom cinema e das boas histórias, nos abarbatamos para o cinema como os cães babosos que somos. Afinal de contas, o portfolio de Eastwood atrás da câmara fala por si, culminado que foi no sublime Gran Torino.

Aqui, temos uma espécie de "biopic" desportivo, na medida em que o filme conta a história de Nelson Mandela e da sua chegada ao poder, assim como a forma como usou a equipa nacional de rugby para unir uma só nação, brancos e negros, para longe das sombras do apartheid.

O filme, enquanto se foca somente na personagem de Mandela, é irrepreensível. Morgan Freeman faz um papelaço na sóbria construção de um dos personagens mais míticos da história recente da humanidade. A postura, o sotaque, os diálogos... está tudo lá... e eis que entra em cena Matt Damon, no "sub-plot" do rugby, enquanto capitão da selecção e a verdade é que nunca pareceu tão deslocado como aqui. Aparenta sempre estar fora de tempo, descoordenado e pouco rijo, como um capitão devia ser. Um pouco à imagem das cenas de rubgy que, até para um leigo na matéria como eu, pareceram tiradas de um jogo de computador rasca, onde foi posto todo o empenho de uma posta de pescada.

Não é um mau filme, mas vindo de quem vem, espera-se sempre muito melhor!

O melhor: Morgan Freeman
O pior: Matt Damon e as cenas de rugby.
Classificação: 7

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Não é mau, mas espera-se efectivamente muito mais.

AlexSupertramp disse...

Concordamos em pleno. É em geral um bom filme, mas vindo do Mestre Eastwood espera-se sempre bem melhor.

Abraço

ohomemdaspipocas.blogspot.com