1 de abril de 2010

REVIEW
Law Abiding Citizen

Ano: 2009
Realizador: F. Gary Gray
Actores:
Jamie Foxx, Gerard Butler

Tudo está bem na casa do protagonista. Uma mulher tesudona e uma filha que mais parece uma princesa. Eis que é assaltado na própria casa, assim do pé para a mão, e de uma assentada e com uma violência despropositada, matam-lhe a mulher e a filha.
O procurador (um Jamie Foxx num papel de vendido) faz um acordo com os larápios e reduz-lhes drasticamente a pena, sendo óbvio que isto não assenta bem ao protagonista, um engenheiro capaz que, não tendo nada a perder, vai encetar a sua própria e demolidora "vendetta" pessoal contra todo o sistema de justiça americano.

E que "vendetta", caros leitores, pujante de inteligência, violência e até gore, com "master plans" dignos do Joker perpetrados por um Gerard Butler inquietantemente mau, no papel de um anti-herói adorável.
O seu antagonista no écran, Jamie Foxx, faz um papel de procurador... mas no fundo é o carneiro que é levado de um lado para o outro pelo cajado do protagonista, não obstante não ser propriamente destituído de inteligência, o que proporciona bons momentos de tensão entre ambos.

Tudo isto está muito bem, a acção é boa e o argumento e os diálogos consistentes e sumarentos... até que chega o final, o mais absurdo e incompreensível bosteirão cinéfilo em que pisei nos últimos tempos. Em relação ao resto do filme, é um final com a harmonia dos meus pêlos do cu a dançarem salsa ao ritmo de uma brisa de inverno....

O melhor: Gerard Butler como vingador, com o seu quê de "Joker"...
O pior: O final, espectacularmente merdoso!!
Classificação: 5.5

Sem comentários: