26 de fevereiro de 2011

REVIEW
Black Swan


Ano: 2010
Realizador: Darren Aronofsky
Actores: Natalie Portman, Mila Kunis

O novo filme de Aronofsky, sucessor espiritual do fabuloso The Wrestler encerra em si uma dualidade única. É um filme sobre paranóia, obsessão e (in)sanidade, personificada por uma metáfora a uma encenação do Lago dos Cisnes e é, ao mesmo tempo, um filme sobre bailado, cujo grau de exigência requerido leva qualquer protagonista mais emocionalmente frágil ao descontrolo emocional absoluto.

Seja qual for o prisma pelo qual se veja este filme, ele é sempre uma obra prima. Um filme negro e progressivamente opressivo, tem na direcção de Aronofsky um bastião de ferro que manda, com absoluta mestria e total confiança, a pobre Natalie Portman numa espiral crescente de desconfiança, paranóia e separação da realidade, uma verdadeira descida ao inferno de cada um de nós ancorada na metáfora do cisne branco e do cisne negro que, em determinados momentos, atinge píncaros de filme de horror.

É um filme desagradável de se ver e que faz comichão no cérebro reptiliano de cada um de nós e que, por isso mesmo, é absolutamente indispensável. Quanto mais não seja, para ver o monumental tour de force da Natalie Portman naquele que é, de certeza, o melhor papel do ano!

Classificação: 9

Sem comentários: