22 de maio de 2011

REVIEW
Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides



Ano: 2011
Realizador: Rob Marshall
Actores: Johnny Depp, Penelope Cruz

Jack Sparrow é o filho predilecto de Johnny Depp. Vê-se isso em cada gesto, em cada trejeito, na forma trabalhadamente desajeitada, no limite do efeminado, de caminhar e de correr. É um estupendo trabalho de composição de um personagem e que contribui, de sobremaneira, para levar de arrasto um filme.

E, nesta quarta parte da saga, Johnny Depp faz por merecer o chorudo cheque que a Disney lhe pagou, arrastando o já lendário carisma do capitão Jack Sparrow por um filme entretido, que não lendário, onde a história e o climax do filme (a descoberta da lendária fonte da juventude) ganham um aspecto secundário perante outras vertentes, como os diálogos e a exploração dessa vaca leiteira que é o referido personagem.

De resto, Geoffrey Rush é igual a si próprio, o britânico Ian McShane faz um surpreendente e sólido vilão e a Penélope Cruz... mostra, em pleno 3D, as suas volumosas e soberbas mamas de recém mamã.

Não obstante isto, é um filme que é agradável de se acompanhar e que apesar de ter 2.30h parece ter menos tempo, mesmo não sendo um filme extraordinário, o que só diz bem de Johnny Depp e da leveza da história.

Porque, no fundo, a frase de Sparrow, no fim do filme, resume bem esta ida ao cinema:

"It's not the destination, so much as the journey".

Como nota de rodapé, o filme em 3D não acrescenta nada ao enredo, nem tão pouco à imersão do espectador na acção. Mais uma vez, temos um caso em que o 3D é igual a "2D às camadas"... e só em algumas cenas. Não há profundidade, o ecrã não é suficientemente grande e nunca temos a sensação de que algum salpico de água nos vá atingir a cara a qualquer momento. Ou seja, mais uma vez, o 3D não passa de um fogo de artifício para cobrar uma taxa "saca-euros-a-tolos" de 2€ para custear as câmaras cujo valor de aquisição deve ter sido ilimitado... Mas enfim, como estamos num país de chulos, tudo é permitido. A mim não me apanham mais em nenhum filme desta moda.


Classificação: 7

Sem comentários: