8 de maio de 2011

REVIEW
Last Night





Ano: 2011
Realizador: Massy Tadjedin
Actores: Keira Knightley, Sam Worthington

Desde sempre se fizeram bons filmes sobre a infidelidade. Pelo menos, agora que penso nisso, não me vem nenhum mau à mente, desde o deliciosamente depravado Basic Instinct até ao excelente e denso Unfaithful.

Aqui temos mais uma sólida contribuição para o género que, não obstante tratar do tema com recurso a longas e, em alguns momentos pastosas, verborreias sobre a questão, acaba por deixar-se pegar pelos cornos pelo espectador que, sedento de ver os integrantes de um casal de classe média-alta cederem às sempre irresistíveis ondas da tentação (aqui habilmente personificadas pelas sinuosas curvas da Eva Mendes e de um qualquer francês supostamente charmoso), saliva como um cão pelo momento climático em que os membros do casal se vêem confrontados com as suas escolhas e acções, e as consequências que as mesmas irão ter para o casamento.

E acaba por sair um bocado desiludido, habituado que está a apoteoses grandiosas e a decisões críticas capazes de mudar o mundo. Aqui, não temos nada disso. Apenas um casal cujos membros se confrontam com uma tentação. Seres humanos, portanto, que erram e tentam aprender com isso. E o final do filme contribui para acentuar essa humanidade do dia a dia que podemos encontrar em qualquer um....

Classificação: 7

Sem comentários: