19 de junho de 2011

REVIEW
The Believer


Ano: 2001
Realizador: Henry Bean
Actores: Ryan Gosling, Billy Zane

Este filme representa aquilo que é um dos principais objectivos aqui do estaminé, que passa por dar a
conhecer filmes obscuros mas não desprovidos de valor.

Assim sendo, e dois anos depois do impactante e fabuloso American History X, o desconhecido realizador Henry Bean traz-nos a história de um neo-nazi judeu e da sua ascensão nos "quadros" de um movimento fascista underground, ao mesmo tempo que se degladia com o seu passado e formação judia.

Ambos os filmes encontram-se em muitas das temáticas e questões ideológicas levantadas e até o protagonista (um Ryan Gosling até então desconhecido e, claramente, um dos melhores actores desta geração) acarreta consigo, ao longo do filme, muitas semelhanças com o personagem amargurado e enraivecido de Edward Norton.

Uma das coisas nas quais este filme se destaca em relação ao seu "semelhante" é, sem dúvida, os momentos frequentes de tensão, derivados da raiva e ódio do protagonista e que gera vários momentos de confronto iminente. Toda a temática e a questão ideológica inerente causam muitas comichões no cu ao espectador, pois é um assunto que não é fácil de abordar e o realizador, inteligentemente, opta por não se pôr com floreados e apanha o touro pelos cornos...

Muito, muito recomendável para quem gosta de filmes complexos e inteligentes.

Classificação: 8

Sem comentários: