19 de junho de 2011

REVIEW
Lars and the Real Girl


Ano: 2007
Realizador: Craig Gillespie
Actores: Ryan Gosling, Emily Mortimer

Um jovem demasiadamente tímido e recatado que vive num anexo ao lado da casa do irmão arranja uma boneca insuflável como companheira e desenvolve uma relação amorosa com ela.

Qualquer leitor astuto e inteligente que leia esta sinopse (e aposto que este blog tem muitos desses) deve pensar "mas que grande fantochada, oh pá!".

Pois, na verdade assim parece e admito que o que me atraiu para este filme foi o reconhecido talento interpretativo de Ryan Gosling. E o mais impressionante é como ele, mesmo assim, ainda conseguiu surpreender e arrancar uma performance digna de uma nomeação para o Óscar que, injustamente, nunca chegou!

O que começa como uma comédia desbregada resvala suavemente para o espanto (pela forma como Gosling constrói a relação com a boneca) e, logo de seguida, para um drama profundo sobre a natureza humana, a alucinação mental e sobre a união de uma comunidade para com um dos seus membros que necessita de ajuda e de ser amado. Chega a ser surpreendente, em determinados momentos, o quão poderoso se torna o filme depois de um início tão amalucado e quão firmemente caminha para um bom final, sem cair no dramalhão exagerado ou na lágrima fácil.

É um filmaço descomunal e um dos maiores "murros no estômago" da história deste blog!

Classificação: 9

Sem comentários: